CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Redes - IP fixo x IP dinâmico

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 25/07/2016


IP fixo versus IP dinâmico
Primeiramente devemos entender o que é um endereço IP. Um endereço IP (Internet Protocol ou Protocolo de internet), de forma genérica, é uma identificação de um dispositivo (computador, impressora, smartphone etc) em uma rede local ou pública.

Cada computador na internet possui um IP único, que é o meio em que as máquinas usam para se comunicarem na Internet. Para um melhor uso dos endereços de equipamentos em rede pelas pessoas, utiliza-se a forma de endereços de domínio, tal como "www.criandobits.com.br".

Cada endereço de domínio é convertido em um endereço IP pelo DNS (Domain Name System). Este processo de conversão é conhecido como "resolução de nomes".

O endereço IP, na versão 4 do IP (IPv4), é um número de 32 bits oficialmente escrito com quatro octetos (Bytes) representados no formato decimal como, por exemplo, "192.168.1.126". A primeira parte do endereço identifica uma rede específica na Internet, a segunda parte identifica um host dentro dessa rede.

Devemos notar que um endereço IP não identifica uma máquina individual, mas uma conexão à Internet. Assim, um gateway conectado a "n" redes tem "n" endereços IP diferentes, um para cada conexão.

IP fixo (ou estático) é um número IP atribuído de forma permanentemente a um computador, ou seja, seu IP não muda, exceto se tal ação for feita manualmente. Como exemplo, há casos de assinaturas de acesso à internet via ADSL, onde alguns provedores atribuem um IP estático aos seus assinantes. Assim, sempre que um cliente se conectar, usará o mesmo IP. Essa prática é cada vez mais rara entre os provedores de acesso, por uma série de fatores, que inclui problemas de segurança. As principais vantagens de um endereço IP fixo são:

- A possibilidade de se hospedar servidores;

- Estabilidade, uma vez que as conexões não precisarão ser reconfiguradas com novo IP;

- Simplicidade, pois endereços IPs fixos são mais fáceis de serem gerenciados (fica mais fácil controlar o tráfego da Internet e atribuir acessos a determinados usuários com base na identificação do endereço IP)

- Controle de acesso: Um computador com um endereço IP estático é muito mais fácil de acompanhar através da Internet. As principais desvantagens são relacionados a segurança, uma vez que IP fixo facilita o ataque de hackers. Em redes LAN, a desvantagem em se utilizar IPs fixos é que o IP reservado para uma determinada máquina só estará disponível para essa máquina, limitando, assim, o números de IPs disponíveis para a rede.

O IP dinâmico, por sua vez, é um número que é dado a um computador quando este se conecta à rede, mas que muda toda vez que há nova conexão. Por exemplo, suponha que você conectou seu computador à internet hoje. Quando você conectá-lo amanhã, lhe será dado outro IP. Para entender melhor, imagine a seguinte situação: uma empresa tem 80 computadores ligados em rede. Usando IPs dinâmicos, a empresa disponibilizou 90 endereços IP para tais máquinas.

Como nenhum IP é fixo, quando um computador "entra" na rede, lhe é atribuído um IP destes 90 que não esteja sendo usado por nenhum outro computador. É mais ou menos assim que os provedores de internet trabalham. Toda vez que você se conecta à internet, seu provedor dá ao seu computador um IP dela que esteja livre, sem uso. As principais vantagens de um endereço IP dinâmico são:

- Mais barato: Você não precisará pagar altos valores para tê-lo;

- Maior segurança: A cada conexão seu IP muda, retardando que hackers possam invadir a sua rede.

As principais desvantagens do IP dinâmico é a dificuldade de se hospedar servidores (como o IP muda a cada conexão, é necessário reconfigurar o acesso ao servidor).


 
Voltar a pagina anteriorVoltarSubir ao topo da páginaTopo