CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Redes - Thin client

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 25/07/2016


Thin client
Um thin client ("cliente magro") é um computador cliente em uma rede de modelo cliente-servidor de duas camadas o qual tem poucos ou nenhum aplicativo instalados, de modo que depende primariamente de um servidor central para o processamento de atividades.

A palavra "thin" se refere a uma pequena imagem de boot que tais clientes tipicamente requerem - talvez não mais do que o necessário para fazer a conexão com a rede e iniciar um navegador web dedicado ou uma conexão de "Área de Trabalho Remota" tais como X11, Citrix ICA ou Microsoft RDP.

O thin client é um equipamento que funciona como um mini PC, mas não possui, em sua estrutura interna, HD, processador e memória (não como os convencionais). Apesar de sua estrutura simples, com ele é possível obter uma rede de baixo custo e de fácil manutenção, dentre outros benefícios.

Com a implantação de thin clients e apenas um computador (host ou servidor) é possível gerar várias estações de acesso. A configuração do servidor depende do número de terminais e das necessidades dos usuários da rede. Esta deve ser bastante pensada antes de elaborar e formatar o ambiente utilizado.

Além de ser bastante econômico, o thin client é ecologicamente correto. O consumo de energia é desprezível quando comparado à soluções convencionais.

Outro ponto importante para a sustentabilidade é que os terminais são bastante resistentes (menos gastos com manutenção), não precisando ser trocados com a mesma freqüência de um computador normal, gerando assim menos lixo eletrônico.

Um thin client conta com um servidor de aplicativos que realiza as tarefas mais relevantes de sua lógica interna. O aparelho possui o mínimo de hardware e software na sua arquitetura. A partir de outro software, esse instalado no servidor (host), é possível utilizar os recursos do computador pelo thin client.


 
VoltarTopo