CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Redes - Switch gerenciável

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 25/07/2016


Switch gerenciável
O switch (comutador) é um importante equipamento que possibilita a conexão de computadores em redes. Bem, a melhor maneira de entender o funcionamento do Switch é considerá-lo como uma evolução do HUB. Isso porque ocupa também a função central da rede, realizando a conexão entre várias máquinas numa LAN (Local Area Network).

No entanto, apresenta uma diferença fundamental – os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino.

Os switches gerenciáveis permitem aos administradores da rede determinar a velocidade de operação para uma porta específica, no sentido de otimizar a banda de passagem e o desempenho global da rede.

Como uma rede de computadores normalmente sofre alterações ao longo do tempo, esse recurso se torna muito útil ao monitorar e verificar o status dos segmentos em tempo real.

Através da implantação de switches gerenciáveis, é possível obter a combinação perfeita no que diz respeito à flexibilidade para configuração, ganho de velocidade e maior estabilidade e segurança para uma rede corporativa.

Com o advento das comunicações via VoIP (Voz sobre IP), aumento do tráfego dentro das redes LAN e necessidade de mais segurança nos pontos de rede, a instalação de switches gerenciáveis em empresa de pequeno e médio porte torna-se cada vez mais necessária.

Os Switchs também podem ser usados para interligar vários hubs, ou mesmo para interligar diretamente as estações, substituindo o hub. Mas, o switch é mais esperto, pois ao invés de simplesmente encaminhar os pacotes para todas as estações, encaminha apenas para o destinatário correto.

Logo, como podemos perceber, um Switch trabalha de forma muito mais inteligente que o Hub, encaminhando os dados apenas para o destinatário correto. Já o seu "design", este não tem jeito, é muito igual ao do Hub, ou seja, com um número "x" de portas para conexão de "x" computadores.


 
VoltarTopo