CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Redes - Gateway VoIP

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 25/07/2016


Gateway Voip
Gateway Voip
Gateway VoIP e a integração VoIP com a telefonia tradicional

A função do gateway VoIP é conectar terminais telefônicos comuns, codificar os sinais de voz recebidos desses terminais, empacotá-los em frames IP e transmiti-los pela rede de dados (e vice-versa).

Como são completamente isolados, nenhuma comunicação é possível entre os terminais telefônicos conectados aos gateways VoIP e os terminais conectados aos PABX's. A conexão dos terminais telefônicos ao gateway VoIP se dá por meio de interfaces FXS (Foreign Exchange Station), as quais geram tons de discagem para os terminais.

A execução de uma chamada pode ser feita discando-se o número de um ramal remoto, ou simplesmente levantando-se o fone do gancho em um dos terminais (dependendo do equipamento é possível configurar uma ou outra forma, mas não as duas simultaneamente).

A vantagem desse cenário é que é tão simples que pode ser usado mesmo em empresas que não possuem equipamentos PABX em seus escritórios. Na figura 5 vê-se uma evolução do cenário anterior, onde agora é possível que terminais telefônicos conectados tanto ao PABX como ao gateway VoIP originem e recebam chamadas de/para qualquer outro terminal da empresa.

Tipicamente, um usuário localizado no Escritório 1 que deseja fazer uma chamada de longa distância para um ramal localizado no Escritório 2 só precisará discar um código de acesso previamente configurado, seguido do número do ramal remoto.

Uma nova possibilidade que se abre neste cenário é a de se originar chamadas de longa distância para assinantes localizados fora da empresa: se um usuário localizado no Escritório 1 (cidade "A") desejar fazer uma chamada de longa distância para um assinante qualquer na cidade "B", tudo que precisará fazer é discar um código de acesso para obter uma linha do PABX do Escritório "B", e em seguida discar o numero do assinante externo na cidade "B". Esse tipo de operação também é conhecido como "TOLL bypass".

A conexão do gateway VoIP ao PABX pode se dar através de interfaces FXO (Foreign Exchange Office) ou E1. A primeira é usada para conexão a portas comuns (analógicas) de ramal do PABX. Para o PABX, o gateway VoIP aparenta ser um terminal telefônico analógico como outro qualquer.


 
VoltarTopo