CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Redes - Câmeras IP

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 25/07/2016


Uma câmera IP é uma câmera de vídeo que pode ser acessada e controlada por via de qualquer rede IP, como a LAN, Intranet ou Internet. Usando simplesmente um navegador web e uma conexão de Internet de alta velocidade, usuários podem convenientemente ter acesso ao vídeo de uma câmera e, em alguns casos, até áudio, de qualquer local que esteja.

Os modelos atuais são compatíveis com as tecnologias Ethernet e Wi-Fi e são separadas em categorias como Pan/Tilt/Zoom que permite ao usuário mudar o ângulo das câmeras, habilitar áudio, controlar uso de luz infravermelha para uso noturno, entre outros.

Equipado com um servidor interno e uma placa de processamento, os dispositivos, que também se referem às câmeras IP, combinam as capacidades de uma câmera poder filmar e um computador para armazenar.

Melhor que as CCRTS, as câmeras IP não necessitam de softwares ou placas adicionais, tornando fácil sua instalação e manuseio dentro de uma rede, pois ele possui seu próprio endereço de IP, ele se conecta automaticamente na rede por meio de um hub/roteador, funcionando 24 horas por dia. As câmeras IP são facilmente integradas a redes já existentes através do sistema Universal Plug and Play (UPnP).

Instalação e configuração

Para instalar e configurar câmeras IP para serem acessíveis pela rede interna e pela Internet, siga os seguintes passos:

1. Instale a câmera no local desejado, conecte a fonte de alimentação e ligue-a;

2. Após isso, conecte uma ponta do cabo de rede na entrada RJ45 da câmera IP e a outra ponta numa entrada RJ45 do roteador ou switch;

3. Descubra o IP interno da câmera. Essa informação consta no manual do aparelho. No meu caso o IP é 192.168.1.126;

4. Eu configurei a minha câmera IP de acordo com a imagem abaixo. Se sua câmera for de um modelo diferente tome como base as configurações abaixo:

Configurações de IP:

Câmeras IP

Configurações wireless:

Câmeras IP

Configurações de acesso:

Câmeras IP

Para acessar as imagens da câmera pela sua rede interna e pelo navegador, basta digitar o IP da câmera e a porta de acesso. No meu caso eu digito 192.168.1.126:81 para acessar a minha câmera pela minha rede.

Há duas formas de acessar a câmera pela Internet. A primeira é diretamente pelo IP que o seu provedor de Internet te fornece e através de DDNS. Na primeira forma você precisará saber qual é o seu IP atual. Para descobrir o seu IP válido, acesse o site www.meuip.com.br. Com o seu IP externo em mãos, digite o mesmo na barra de endereços do seu navegador de Internet, dois pontos e a porta de acesso.

A porta para acessos externos precisa ser aberta no seu MODEM. Isso é feito através da interface do MODEM, pelo navegador de Internet. Na interface do MODEM, acesse as configurações avançadas do mesmo, selecione "NAT" e adicione o servidor virtual. Isso fará com que as requisições da porta sejam redirecionadas para o IP interno, neste caso o IP da câmera, que é 192.168.1.126.

Um outra forma de acesso é através do no-IP, que é uma ferramenta de identificação do seu computador, mesmo que seu acesso a Internet seja através de um IP dinâmico.

Para fazer isso, acesse o site www.noip.com e crie uma conta. Com o login, senha e domínios definidos no no-ip, acesse a interface do seu roteador. Vá em "Dynamic DNS", selecione o provedor do serviço de DDNS, informe o login, senha e domínio e habilite o DDNS do seu roteador.

Lembre-se que para configurar o no-ip no seu roteador o mesmo precisa dar suporte ao no-ip. Caso não tenha suporte, você precisará assinar algum provedor de DDNS pago ou instalar um serviço no seu computador para fazer essa função.

A videoaula abaixo ensina, passo a passo, como instalar e configurar o Ammyy:



 
VoltarTopo