CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Redes - Access Point

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 25/07/2016


Access Point ou AP (Ponto de Acesso em Português) é um dispositivo em uma rede sem fio que realiza a interconexão entre todos os dispositivos móveis. Em geral se conecta a uma rede cabeada servindo de ponto de acesso para uma outra rede, como por exemplo a Internet. Esta ligado a camada de Enlace.

A função principal de um AP é repetir o sinal wireless, eliminar os ruídos e retransmitir o sinal. Em suma, ele serve para aumentar o alcance da sua rede sem fio.

Pontos de acesso Wi-Fi estão se tornando populares. Muitos estabelecimentos comerciais que oferecem o acesso a Internet através de um ponto de acesso como serviço ou cortesia aos clientes, tornando-se hotspots. Também é prático pois a implantação de uma rede sem fio interligada por um ponto de acesso economiza o trabalho de instalar a infra-estrutura cabeada.
Access point
Access Point

Vários pontos de acesso podem trabalhar em conjunto para prover um acesso em uma área maior. Esta área é subdividida em áreas menores sendo cada uma delas coberta por um ponto de acesso, provendo acesso sem interrupções ao se movimentar entre as áreas através de roaming.

Também pode ser formada uma rede ad hoc onde os dispositivos móveis passam a agir intermediando o acesso dos dispositivos mais distantes ao ponto de acesso caso ele não possa alcançá-lo diretamente.

Estes pontos de acesso precisam implementar a segurança da comunicação entre eles e os dispositivos móveis que estão em contato. No caso do Wi-Fi, isso foi inicialmente tentado com o WEP que atualmente é comprometido facilmente. Surgiram então o WPA e o WPA2 que são considerados seguros caso seja utilizada uma senha.

Se você tiver um roteador ou um MODEM roteado (que se conecta a Internet sozinho sem a necessidade de discagem) basta conectar o AP que o mesmo distribuirá o sinal para os dispositivos wireless.


 
VoltarTopo