CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Redes - Nslookup

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 25/07/2016


Nslookup é uma ferramenta, comum ao Windows e ao Linux, utilizada para se obter informações sobre registros de DNS de um determinado domínio, host ou IP.

Exemplo de nslookup para o domínio CRIANDOBITS.COM.BR:

>nslookup criandobits.com.br Server: UnKnown Address: 192.168.1.1 Non-authoritative answer: Name = criandobits.com.br Address: 30.70.65.200

Em uma busca nslookup padrão, o servidor DNS do provedor de acesso é consultado, e retorna as informações sobre o domínio ou host pesquisado. A informação "Non-authoritative answer" (Não é resposta de autorização) significa que o servidor DNS do provedor de acesso não responde por este domínio, em outras palavras, isto significa que uma consulta externa foi realizada, aos servidores DNS do domínio CRIANDOBITS.COM.BR.

Exemplo de nslookup para o mesmo domínio CRIANDOBITS.COM.BR, agora realizando a consulta diretamente ao servidor DNS deste domínio, NS1.CRIANDOBITS.COM.BR:

>nslookup criandobits.com.br NS1.CRIANDOBITS.COM.BR Server: UnKnown Address: 192.168.1.1 Name = criandobits.com.br Address: 30.70.65.200

Note que a informação "Não é resposta de autorização" não aparece mais. Isto ocorre, pois agora, ao invés do servidor DNS do provedor de acesso local, foi consultado o servidor DNS que possui os registros do domínio CRIANDOBITS.COM.BR.


 
Voltar a pagina anteriorVoltarSubir ao topo da páginaTopo