CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Redes - Uplink

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 22/07/2016


"Uplink" é o nome dado a conexão feita de um dispositivo ou uma rede pequena para uma rede maior. As portas uplink permitem conectar tipos diferentes de dispositivos Ethernet quando, por exemplo, ao ligar uma rede local a um modem, a uma outra rede ou até com a própria internet, que é a maior rede de todas.
Uplink

O uplink pode fazer duas coisas:

- Conectar um roteador a um modem de banda larga, com a finalidade de compartilhar uma única conexão entre vários usuários;

- Conectar um dispositivo uplink (como um roteador ou switch) a outro dispositivo. Basta ligar, por exemplo, a porta uplink de um switch numa porta Ethernet normal em outro switch, e assim você estaria expandindo o tamanho da rede.

As conexões uplink podem não funcionar quando ligamos uma porta uplink na outra ou quando o computador está ligado numa porta uplink. Isso acontece porque as portas uplink invertem o sinal que entrada. Por isso é preciso usar um cabo crossover para interligar duas portas uplink, pois a ligação de um computador numa porta uplink com um cabo comum não vai funcionar:

O sistema interno de uma porta uplink foi desenhado para suportar apenas dispositivos uplink. Isto parece óbvio, mas precisa ser dito porque as portas Ethernet dos switches e roteadores modernos são projetadas para funcionar em modo multiuso, ou seja, elas operam tanto no modo normal como no uplink, dependendo do tipo de dispositivo a elas conectado.

Alguns equipamentos de rede antigos, no lugar destas portas multiuso, trazem uma porta uplink para serem ligados a outros switches e roteadores, ou então trazem uma porta Ethernet padrão próxima à saída uplink. O projeto destes produtos antigos permite fazer conexões na porta uplink ou na porta padrão, porém não em ambas simultaneamente, pois uma das duas fica inoperante enquanto a outra funciona.

Atualmente você verá portas uplink apenas nos roteadores e em equipamentos de rede sofisticados. Os roteadores e switches atuais trazem portas ethernet multiuso, em que os circuitos detectam automaticamente que tipo de cabo está ligado a eles (crossover ou normal) e se auto-chaveiam para que funcionem bem.

De agora em diante, sempre que encontrar uma porta chamada uplink, WAN ou Internet você já sabe para que ela serve: interligar a rede local a uma outra rede, que costuma ser a própria conexão de banda larga a Internet.


 
Voltar a pagina anteriorVoltarSubir ao topo da páginaTopo