CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

PHP - Herança

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 20/07/2016


O termo herança representa a possibilidade de uma classe herdar características de outra, tornando uma delas a classe-pai, e a outra, a classe-filha. As características em questão são os atributos e métodos.

Por exemplo, um carro e uma moto possuem características bem parecidas. Ambos possuem rodas e marchas que são semelhantes em qualquer veículo. Pensando assim, podemos dizer que carro é um veículo, assim como uma moto também é um veículo, certo? Logo, carro e moto herdam características de veículo.

Exemplo:

class Veiculo //classe 'Veiculo' { private $marcha; private $quantidadeRodas; //métodos da classe public function trocarMarcha() { echo("trocando marcha..."); } public function andar() { echo("andando..."); } } class Carro extends Veiculo //herdando a classe 'Veiculo' (extends Veiculo) { public function __construct() //construtor montando a quantidade de rodas { $this->quantidadeRodas = 4; } } $carro = new Carro(); //cria uma instância (objeto) da classe carro() $carro->andar(); //chama o método andar() da classe herdada 'Veiculo' ?>

Veja que criamos a classe veículo com atributos 'marcha' e 'quantidadedeRodas'. Também criamos uma classe 'carro' que extende a classe 'Veiculo' já com o construtor montando a quantidade de rodas. 

 
Voltar a pagina anteriorVoltarSubir ao topo da páginaTopo