CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

PHP - Classes

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 20/07/2016


Uma classe é um modelo criado para representar um conjunto de objetos com características semelhantes, como informações e comportamentos.

Qualquer ação dentro de orientação a objetos parte de uma classe. Uma classe pode ser criada a partir da sintaxe apresentada a seguir:

Sintaxe:

class <nome_da_classe> { <atributos> function _construct() { } <métodos> }

Basicamente, a criação de uma classe é formada por seu nome e chaves {}, mesmo que vazias e sem conteúdo, o que indicaria uma classe sem atributos, sem métodos e com construtor-padrão.

Construtor é o nome do método de inicialização da classe, que é sempre executado por primeiro ao criar um objeto. Esse método pode ser definido pelo usuário, por meio da função _construct, ou omitido, fazendo com que o PHP utulize um construtor-padrão (sem receber parâmetros) para a classe em questão.

Toda definição de classe começa com a palavra-chave class, seguido por um nome da classe, que pode ser qualquer nome que não seja uma palavra reservada no PHP, seguido por um par de chaves, que contém a definição dos membros e métodos da classe.

Uma pseudo variável, $this, está disponível quando um método é chamado dentro de um contexto de objeto. $this é uma referência para o objeto chamador do método (normalmente o objeto ao qual o método pertence, mas pode ser outro objeto, se o método é chamado estaticamente no contexto de um objeto secundário). Isso é ilustrado no exemplo a seguir:

class A { function foo() { if (isset($this)) { echo '$this está definida ('; echo get_class($this); echo ")\n"; } else { echo "\$this não está definida.\n"; } } } class B { function bar() { A::foo(); } } $a = new A(); $a->foo(); A::foo(); $b = new B(); $b->bar(); B::bar();


 
Voltar a pagina anteriorVoltarSubir ao topo da páginaTopo