CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

PHP - Banco de dados

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 20/07/2016


Um banco de dados (sua abreviatura é BD, em inglês DB, database) é uma entidade na qual é possível armazenar dados de maneira estruturada e com a menor redundância possível. Estes dados devem ser utilizados por programas e por usuários diferentes.

Assim, a noção básica de dados é acoplada geralmente a uma rede, a fim de poder pôr, conjuntamente, estas informações, daí o nome banco. Fala-se, geralmente, de sistema de informação para designar toda a estrutura que reúne os meios organizados para poder compartilhar dados.

Exemplo de acesso a banco de dados pelo PHP utilizando o mySQL:

<?php //Dados do servidor $servidor = 'localhost'; $usuario = 'root'; $senha = '123'; $banco = 'tabela_usuarios'; $tabela = 'cadastros'; //Executa a conexão com o MySQL $link = mysql_connect($servidor, $usuario, $senha) or die ('Impossível conectar: '.mysql_error()); //Seleciona o banco de dados $select = mysql_select_db($banco); //Verifica se o arquivo foi chamado a partir de um formulário //se a variável "acao" passada via URL for igual a "cad" if($_REQUEST["acao"] == "cad") { /* A variável predefinida $ _POST é usada para coletar valores de um formulário enviado com method = "post". As informações enviadas a partir de um formulário com o método POST são invisíveis para os outros e não têm limites para a quantidade de informação a enviar. No entanto, existe 8Mb de tamanho máximo para o método POST, por padrão (pode ser alterado, definindo o post_max_size no arquivo php.ini). */ $nome = $_POST["nome"]; $sexo = $_POST["sexo"]; $email = $_POST["email"]; //Verifica no banco se o login e/ou e-mail informados já estão cadastrados $buscar = mysql_query("SELECT COUNT(*) AS total FROM cadastros WHERE login='$login' OR email = '$email'"); $total = mysql_result($buscar,0,"total");//total é a soma dos registros encontrados if ($total != 0) { // caso haja algum usuário com o login e/ou e-mail cadastrado... //redirecionamento servidor externo header("Location: paginaDeErro.php"); }//redireciona para a página de erro else { // caso contrário... //Expressão SQL de inserção de dados $sql = "INSERT INTO $tabela (nome, sexo, email) VALUES ('$nome','$sexo','$email')"; //Executa a expressão SQL no servidor, e armazena o resultado $result = mysql_query($sql); //Verifica o sucesso da operação if(!$result) { die('Erro: '.mysql_error()); } //Se a operação foi realizada com sucesso, redireciona para a página de aviso else { header("Location: _avisoCadastro.php"); }}} ?>


 
Voltar a pagina anteriorVoltarSubir ao topo da páginaTopo