CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

MySQL - View

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 26/07/2016


As views, ou visão, podem ser consideradas como tabelas virtuais. Regra geral, uma tabela tem um conjunto de definições e armazena fisicamente os dados. Um view também tem um conjunto de definições, que são criadas sobre tabela(s) ou outra(s) vista(s), e não armazena fisicamente os dados.

Views são especialmente úteis para quem trabalha com desenvolvimento de sistemas e administração de dados diretos em bases de dados concentradas em um SGBD como o MySQL, Oracle ou SQLServer e sabe o quanto é chateante ter que escrever e reescrever determinadas consultas todos os dias ou mesmo mais de uma vez no mesmo dia.

Muitas destas consultas são derivadas de várias tabelas o que nos dá um re-trabalho ao montar todas aquelas JOIN´s, utilizar esse ou aquele índice setado para esta ou aquela tabela para que também a performance de tal consulta tenha um tempo razoavelmente atraente. A sintaxe para criar um view é:

    CREATE VIEW "nome_do_view" AS "Instruções SQL"

Criação de uma view:

    CREATE VIEW GenerosLivros //define o nome do view
    //instruções SQL
    AS SELECT tabela_livros.titulo AS Livro,
    tabela_generos.descricao AS Genero
    FROM tabela_livros
    INNER JOIN tabela_generos
    ON tabela_livros.genero = tabela_generos.descricao    

Chamada da view:

SELECT Livro, Genero //especifica as tabelas através das Alias criadas na view FROM GenerosLivros //especifica a view ORDER BY Genero

Alteração de uma view:

ALTER VIEW GenerosLivros //altera a view //instruções SQL modificadas AS SELECT tabela_livros.titulo AS Livro, tabela_generos.descricao AS Genero, tabela_editora AS Editora FROM tabela_livros INNER JOIN tabela_generos ON tabela_livros.genero = tabela_generos.descricao

Exclusão de uma view:

DROP VIEW GenerosLivros


 
VoltarTopo