CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Linux - IPCop

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 27/07/2016 - atualizado em 11/05/2017


IPCop
O IPCop é uma Distribuição Linux que busca proporcionar um sistema de gerenciamento de firewall simples baseado em um computador pessoal. O IPCop é um Stateful Firewall construído sobre o framework Linux NetFilter.

Originalmente derivado do SmoothWall Linux Firewall, os projetos são desenvolvidos independentemente, e não têm muitas diferenças significantes.

O IPCop possui um simples mecanismo de atualização para instalar atualizações de segurança quando necessário, gerenciado pelo usuário.
IPCop red-green

O Ipcop é desenvolvido, no estilo Open Source tradicional, por um grupo de diversos desenvolvedores espalhados pela internet.

Imagens ISO de CD-ROM para gravação do CD de instalação são distribuídas por uma rede de servidores espelhos (Mirror Server) na internet. Websites de suporte são mantidos em inglês, francês, alemão, português e holandês. A interface de usuário está disponível em 37 idiomas.

O desenvolvimento do IPCop continua. Uma importante versão (1.4.0), baseada na distribuicao LFS, foi liberada em outubro de 2004, oferecendo uma interface atualizada e número adicional de opções de idiomas disponíveis. Desde 2008 uma nova versão, que se iniciará na versão 2.0, vem sendo desenvolvida ativamente.

Ela contará com um novo software de instalação, suporte para mais arquiteturas, e uma nova interface de usuário, com uma série de antigos complementos (addons) incorporados no próprio IPCop.

Apesar de não ser ser oficialmente parte do IPCop, existem diversos add-ons, muitos baseados no servidor de complementos (addon), que adicionam muitas funcionalidades para o IPCop, tais como QOS, checagem de vírus de e-mail, controle de tráfego, interfaces estendidas para controle de proxy, e muito mais.

Site oficial do IPCop: www.ipcop.org

Confira abaixo uma videoaula sobre como instalar o IPCop 2.1.8 e configurá-lo para bloquear acessos via HTTPS do Facebook e YouTube:



 
Voltar a página anteriorVoltarSubir ao topo desta páginaTopo