CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Linux - O que é?

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 26/07/2016


Linux é um sistema operacional criado em 1991 por Linus Torvalds, na época estudante finlandês. Atualmente o sistema operacional é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores e programadores, bem como grandes empresas. O sistema está presente em mainframes e servidores até em celulares e dispositivos móveis.

O Linux é mantido sob uma licença de software livre (GPL), o que significa, entre outras coisas, que qualquer pessoa pode modificar e redistribuir o sistema operacional, desde que a redistribuição seja feita sob os termos da GPL.

Linus Torvalds
Linus Torvalds

O Linux possui várias distribuições, que são versões diferentes do sistema operacional, construidos a partir do kernel do mesmo. Dentre as distribuições (distros) mais famosas podemos destacar a Red Hat, SuSE, Mandriva e a Canonical. As diferenças entre essas distribuições são, basicamente, a estabilidade, a compatibilidade, a facilidade de instalação e interface com o usuário.

O foco do sistema operacional, além da estabilidade, é a segurança. O fato do Linux ter código aberto torna a disseminação de vírus mais difícil, uma vez que existem milhões de pessoas consertando bugs e corrigindo falhas de segurança do sistema no mundo todo. Além disso, o número baixo de usuários do sistema, em comparação ao Windows, torna menos atraente para os estelionatários o desenvolvimento de vírus para o Linux.

O sistema também executa os programas em modo usuário e não de administrador, assim, se um vírus afetar um programa em específico, o sistema não será afetado, pois o vírus não se espalhará.

A inicialização do Linux é rápida e a fragmentação do disco rígido se dá mais lentamente que no Windows, pois seu sistema de arquivos os arganiza em sequência, deixando espaço vazio entre cada pedaço de informação.

Atualmente a instalação e configuração do Linux é bem simples, semelhante ao Windows. A compatibilidade com hardware é muito boa e a instalação de programas podem ser feitas com interfaces intuitivas, parecidas com as do Windows. Sem contar que a interface gráfica e o sistema de menus do sistema evoluiram muito e hoje são tão belos quanto no Windows.


 
Voltar a página anteriorVoltarSubir ao topo desta páginaTopo