CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

JavaScript/jQuery - Variáveis e tipos de dados

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 19/07/2016


No JavaScript, existem três tipos de dados primários, dois tipos de dados compostos e dois tipos de dados especiais. Os tipos primários são: String, Número e Boolean. Os tipos compostos são: Objeto e Matriz. Os tipos de dados especiais são: Nulo e Indefinido.

Em JavaScript, não há diferença entre valores de número inteiro e de ponto flutuante; um número JavaScript pode ser qualquer um dos dois (internamente, JavaScript representa todos os números como valores de ponto flutuante).

Enquanto os tipos de dados cadeia de caracteres e número podem ter um número praticamente ilimitado de valores diferentes, o tipo de dados booleano só pode ter dois. Eles são os literais true e false. Um valor booleano é um valor verdadeiro: especifica se a condição é verdadeira ou não.

O tipo de dados null tem apenas um valor em JavaScript: null. A palavra-chave null não pode ser usada como o nome de uma função ou variável. Uma variável que contém null não contém nenhum Número, Cadeia de Caracteres, Booleano, Matriz ou Objeto. Você pode apagar o conteúdo de uma variável (sem a excluir) atribuindo o valor null.

O valor undefined é retornado quando você usa uma propriedade do objeto que não existe, ou uma variável que tenha sido declarada, mas que nunca tenha tido um valor atribuído a ela.

var numero1 = 23; //variável do tipo Número (integer) var numero2 = 56.21; //variável do tipo Número (float) var frase = "Viver é aprender"; //variável do tipo string var status = true; //variável do tipo boolean var condicao = null; //variável nula var cor; //variável indefinida var pais = ""; //variável vazia

Variáveis locais e globais

A linguagem JavaScript tem dois escopos: global e local. Uma variável declarada fora de uma definição de função é uma variável global, e seu valor será acessível e modificável em todo o seu programa.

Uma variável declarada dentro de uma definição de função é local. Ela é criada e destruída sempre que a função é executada e não pode ser acessada por qualquer código fora da função. O JavaScript não suporta escopo de bloco (no qual um conjunto de chaves {. . .} define um novo escopo), exceto em caso especial de variáveis com escopo em bloco.

varTeste = "Conteúdo da variável Global";//variável global function variaveis() { var varTeste = "Conteúdo da variável local";//variável local } varTeste+= " modificada.";//concatena com a variável global document.write(varTeste);//mostra o conteúdo da variável global

No exemplo acima, apenas a variável varTeste fora da função será modificada, pois a mesma é global. 

 
Voltar a pagina anteriorVoltarSubir ao topo da páginaTopo