CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

JavaScript/jQuery - Declarações

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 19/07/2016


Declaração é uma sequência de palavras-chave, operadores, operandos e/ou expressões terminados por um ponto-e-vírgula. Todas as declarações em Javascript podem ser agrupadas em uma das seguintes categorias: Comandos, Declarações Condicionais, Declarações de Laço e Declarações de Manipulação de Objetos.

Comandos

Declaração de variáveis

A declaração "var" indica que a palavra imediatamente subsequente é uma variável, à qual é possível atribuir qualquer valor:

var a; var a = 20; var a, b, c=10;

Declarações Condicionais

Permitem controlar o conjunto de declarações que serão executadas, com base em uma condição (uma expressão ser verdadeira ou falsa). A declaração condicional de Javascript usa as palavras-chave if e else, e switch:

if (condição) {
// faz algo se a condição for verdadeira
}
else {
// faz algo se a condição for falsa
}


switch (fruta) { case "Verde": a = 15 break case "Azul": a = 25 break case "Rosa": a = 35 break }

Declarações de Laço

Possibilitam repetir a execução de um conjunto de declarações mais de uma vez. As declarações de laço de Javascript usam as palavras-chave for e while:

for (inicialização; condição; incremento) {
declaração 1;
}


inicialização é uma expressão usada para inicializar uma variável contador (a variável utilizada para controlar o número de vezes que o laço é executado);

condição é uma expressão booleana avaliada a cada repetição do laço, antes do corpo do laço ser executado. Enquanto a expressão for verdadeira, o conteúdo do laço é executado;

incremento é uma expressão usada para atualizar (através de incremento ou decremento) o contador.

Exemplo:

for (i=1; i <=10; i++) { total = total + 1; }

Na declaração for, pode-se omitir as partes de inicialização, condição e incremento, contanto que as vírgulas permaneçam.

Dentro do corpo de um laço for e while, é possível controlar até quando o laço deve ser executado. Isto é obtido através das declarações break e continue:

while (condição) {
declaração 1;

break cancela a execução dos laços for e while, passando o controle para a próxima instrução fora do laço;

continue em um laço for, ela cancela a execução, passando o controle para a próxima iteração; em um laço while, ela cancela a execução, voltando à condição.

Declarações de Manipulação de Objetos

Javascript é uma linguagem baseada em objetos. Um objeto é uma entidade que contém componentes associados que podem armazenar diversos valores. Algumas vezes pode ser preciso efetuar operações em todas as propriedades de um objeto, ou, até mesmo, listar as propriedades de um objeto. Estas tarefas são facilmente executadas através das declarações for...in e with. Existe também o operador especial para objetos "new" e uma palavra-chave especial "this".

O operador new cria uma nova instância de um objeto:

novaVar = new tipoObjeto (parâmetros);

onde, novaVar é a variável de objeto criada, tipoObjeto é o tipo do objeto que está sendo criado (um dos tipos embutidos de Javascript), e parâmetros são quaisquer parâmetros de que o objeto precisa para ser criado corretamente.

Palavra-chave this: Objetos são constituídos de propriedades e métodos. Muitos dos objetos embutidos de Javascript contêm, por sua vez, outros objetos, que podem conter outros objetos, e assim por diante. Às vezes, torna-se difícil saber em que ponto se está na árvore de objetos. Javascript oferece um "atalho" para referenciar o objeto corrente – a palavra-chave this.

this.propriedade
Declaração for... in

Repete uma variável sobre todas as propriedades de um objeto. Este é um tipo especial de declaração de laço que varre todas as propriedades de um objeto.

for (propriedade in objeto) { declarações }

onde, objeto é o objeto em que se está trabalhando, e propriedade é o nome da propriedade do objeto. A cada iteração do laço, propriedade recebe uma propriedade diferente do objeto. O laço se encerra quando todas as propriedades de um objeto já foram visitadas.

Exemplo:

<html> <head><title>Javascript</title></head> <body> <h3>Propriedades do Documento</h3> <hr> <script language="javascript"> for (propriedade in document) document.write(propriedade + "<br>"); </script> </body> </html>

Declaração with

Indica que, no corpo da declaração, todas as referências a variáveis são propriedades do objeto em questão:

with (objeto) { declarações }

Exemplo:

with (document){ fgColor = "#000000"; bgColor = "#FFFFFF"; }

O código acima pode ser usado no lugar de:

document.fgColor = "#000000"; document.bgColor = "#FFFFFF";


 
Voltar a pagina anteriorVoltarSubir ao topo da páginaTopo