CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

JavaScript/jQuery - Arrays

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 19/07/2016


Um array em JavaScript é um objeto, da mesma forma que String ou Math. Como tal, você o cria com um construtor:

Veja:

var novoArray = new Array('um', 'dois');

Você também pode criar um array como um valor literal, o que não requer o uso explícito do objeto array:

var novoArray = ['um', 'dois'];

Diferentemente de String e Number, a aplicação em JavaScript converte imediatamente o literal em um objeto do tipo Array, atribuindo o resultado à variável. Literais String, Number e Boolean são convertidos em objetos apenas quando objetos de métodos são chamados e descartam as instâncias dos objetos imediatamente depois.

Assim que a instância de Array for criada, você pode acessar elementos do array por seu valor de índice - o número representando sua localização no array:

alert(novoArray[0]);

Índices de arrays começam em 0 e vão até o número de elementos menos 1. Assim, um array de cinco elementos teria índices de 0 a 4.

Arrays não precisam ser unidimensionais. Não é incomun a existência de um array no qual cada elemento tenha múltiplas dimensões, e a forma de gerenciar isso em JavaScript é criando um array onde cada elemento seja ele mesmo um array. No trecho de código a seguir, é criado um array de valores tridimensonais.

var tresPontos = new Array(); tresPontos[0] = new Array(1.6, 4.13, 3.0); tresPontos[1] = new Array(4.3, 3.7, 6.5); tresPontos[2] = new Array(7.2, 1.3, 1.5);

Se o array interno contiver as coordenadas x, y e z em ordem, você pode acessar a coordenada z do terceiro ponto como a seguir:

var novoPonto2 = tresPontos[2][2]; //e assim por diante

Filas FIFO

Você pode usar arrays para registrar uma fila de itens, onde cada um é adicionado FIFO (first-in, first-out, ou "o primeiro a entrar é o primeiro a sair"). Quatro métodos úteis de Array podem realizar a manutenção de filas, listas e outras estruturas do gênero: push, pop, shift e unshift. Exemplo:

var fifoArray = new Array(); fifoArray.push("Maça"); //adiciona o elemento no final do array fifoArray.unshift("Couve"); //adiciona o elemento no início do array fifoArray.pop(); //remove o último elemento do array


 
Voltar a pagina anteriorVoltarSubir ao topo da páginaTopo