CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Java - Objetos

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 15/07/2016


Objetos são estruturas de dados definidas e agrupas dentro de uma classe. Sempre que utilizamos um objeto ou classe devemos reservar espaço em memória para que aquele objeto seja manipulado sem maiores problemas.

Além disso, também podemos utilizar a mesma classe (com todos os seus métodos e atributos) para manipular outros objetos que serão tratados de forma diferente (mesmo se tiverem as mesmas características do objeto anterior), pois serão dois endereços de memória diferentes. O termo objeto e instância são sinônimos.

A vantagem de Java é nos possibilitar uma instanciação rápida e simples, sem termos que nos preocupar com referência a endereços e alocação dinâmica de memória, pois quem trata de manipular a memória é o próprio Java. Sem contar que, se um objeto não é mais referenciado dentro do programa, o próprio Java trata de liberar os recursos de memória consumidos peloobjeto usando o Garbage Colletor - Coletor de Lixo.

Quem faz o papel de instanciador em Java é o new. New trata de reservar memória o suficiente para o objeto e criar automaticamente uma referência a ele. Para new conseguir determinar o objeto, precisamos usar o método construtor que será usado como base para instanciar a classe e gerar o objeto.

Tecnicamente, declaramos uma variável qualquer como sendo do tipo da classe (ex.: TV minhaTV; ), depois instanciamos o objeto atribuindo a variável o resultado obtido por new mais o método construtor (ex.: minhaTV = new TV(); ).

Veja:

public class TV { int tamanho; int canal; boolean ligada; TV() { //método construtor que inicializa os atributos da classe TV tamanho = 21; canal = 0; ligada = false; } public static void main(String[] args) { TV objeto1 = new TV(); TV objeto2; //declaração da variável "objeto2" do tipo TV objeto2 = new TV(); //instanciação de objeto usando new e o método construtor TV objeto = new TV(); //outra forma de criar objetos (instâncias de classes) } }

No código acima, criamos uma classe chamada TV e criamos um método construtor que inicializa os atributos da classe TV com alguns valores.

Declaramos duas variáveis chamadas objeto1 e objeto2 sendo do tipo TV. Depois, instanciamos o objeto usando new e o método construtor. 

 
Voltar a pagina anteriorVoltarSubir ao topo da páginaTopo