CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Java - Métodos

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 15/07/2016


Métodos são blocos de código que pertencem a uma classe e têm por finalidade realizar uma tarefa. Eles são análogos às funções em C e sub-rotinas em pascal.

Métodos geralmente correspondem à uma ação do objeto. Exemplo: correr, pegar, etc.

Numa classe para realizar cálculos matemáticos poderia ser pegar somar, subtrair, dividir, etc. Além disso um papel fundamental dos mesmos é ter de evitar reescrever código para uma mesma função toda vez que se deseja chamá-la.

Veja:

public class Metodos { //método somar() que recebe os parâmetros num1 e num2 public int somar(int num1, int num2) { return num1 + num2; } public int subtrair(int num1, int num2) { //método subtrair() return num1 - num2; } public int multiplicar(int num1, int num2) { //método multiplicar() return num1 * num2; } public int dividir(int num1, int num2) { //método dividir() return num1 / num2; } } // Chamando os métodos: public static void main(String[] args) { Metodos obj = new Metodos(); //instância (objeto) da classe Metodos //chama o método somar() e atribui os valores 1 e 2 aos seus parâmetros System.out.println(obj.somar(1, 2)); }

Os moderadores de acesso são empregados para restringir o acesso a um método. Entretanto, independentemente do moderador escolhido, um método é sempre acessível, isto é, pode ser chamado, a partir de qualquer outro método contido na mesma classe. Os moderadores de acesso existentes em Java são os seguintes:

public: O método declarado com este moderador é público e pode ser chamado a partir de métodos contidos em qualquer outra classe. Esta é a condição de menor restrição possível.

protected: O método é protegido e pode ser chamado por todas as classes que compõe um conjunto maior chamado package.

private: O método é privativo da classe que o contém e seu uso é vedado a qualquer outra classe.

private protected: O método é acessível pela classe que o contém, assim como por qualquer classe que tenha sido derivada dessa classe. Porém, isso somente é permitido apenas dentro de um mesmo arquivo-fonte.

friendly: Uso do método é permitido dentro da classe que o contém, assim como dentro de qualquer classe que tenha sido derivada dessa classe, ainda que esteja fora do package. Este é o moderador default, isto é, aquele que é assumido se nenhum moderador for explicitamente especificado. 

 
Voltar a pagina anteriorVoltarSubir ao topo da páginaTopo