CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Java - Operadores

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 15/07/2016


As estruturas de decisão e iteração são, respectivamente, mecanismos que os programas utilizam para desviar fluxos de controle de um algoritmo e executar comandos repetidas vezes.

As estruturas de decisão que serão tratadas aqui são IF e SWITCH, as de iteração são FOR, WHILE, DO WHILE, FOR EACH e os comandos BREAK e CONTINUE.

Veja:

Estruturas de decisão

O comando IF:

int media = 8.5; if( media > 7 ) //se média > 7... System.out.println("Aprovado") else System.out.println("Reprovado")

O comando SWITCH:

int var = 3; switch(var) { //caso var = 1, 2, 3 ... case 1: System.out.println("Um"); break; case 2: System.out.println("Dois"); break; case 3: System.out.println("Três"); break; default: System.out.println("Nenhum"); break; }

Estruturas de iteração

O comando FOR:

//para i=0 até 10...soma-se 1 à i for(int i=0; i<=10; i++) { System.out.println(i); }

O comando WHILE:

int i = 0; //enquanto i for menor que 10... while(i <= 10) { System.out.println(i); i++;//soma uma unidade à variável i }

O comando DO WHILE:

int i = 0; do { //faça System.out.println(i); i++; //enquanto i <= 10 } while( i <= 10 );

O comando FOR EACH:

int[] nprimos = new int[6] {2, 3, 5, 7, 11}; /* Acessa elementos da coleção, neste caso um array, sem a necessidade de índices */ for(int num: nprimos ) { /* Mostra oa valores do array */ System.out.println(num); }

Comandos:

O comando BREAK:

for(int i=0; i<=10; i++) { if(i == 3) { break; } //para iteração System.out.println(i); }

O comando CONTINUE:

for(int i=0; i<=10; i++) { if(i == 3) continue; //força nova iteração System.out.println(i); }


 
Voltar a pagina anteriorVoltarSubir ao topo da páginaTopo