CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Java - Classes

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 15/07/2016


Uma classe define o modelo de um objeto, ou seja, todas as características que o objeto contém foram definidas pela classe.

É importante considerar que uma classe não representa nenhum objeto em particular, pois é só um modelo.

Em Java o nome da classe e o nome do arquivo .java devem ser exatamente iguais. Uma classe pode definir entre o abre e fecha chaves ({ e }) somente atributos, métodos e códigos de inicialização.

Veja:

public class ContaCorrente //classe "ContaCorrente" do tipo pública { //atributos da classe int conta; int agencia; double saldo string nome; //métodos da classe public String getNome() { return this.nome; } public void setNome(String nome) { this.nome = nome } public int getAgencia() { return this.agencia; } public void setAgencia(int agencia) { this.nome = nome } ... }

Se outros programadores usam nossa classe, nós queremos garantir que erros pelo mau uso não ocorram. Encapsulamento serve para controlar o acesso aos atributos e métodos de uma classe. É uma forma eficiente de proteger os dados manipulados dentro da classe, além de determinar onde esta classe poderá ser manipulada.

Usamos o nível de acesso mais restritivo que faça sentido para um membro particular. Sempre usamos private, a menos que tenhamos um bom motivo para deixá-lo com outro nível de acesso.

Não devemos permitir o acesso público aos membros, exceto em caso de ser constantes. Isso porque membros públicos tendem a nos ligar a uma implementação em particular e limita a nossa flexibilidade em mudar o código.

Basicamente, usamos quatro tipos de encapsulamento que são divididos em dois níveis:

public: O modificador public deixará visível a classe ou membro para todas as outras classes, subclasses e pacotes do projeto Java.

private: O modificador private deixará visível o atributo apenas para a classe em que este atributo se encontra.

protected: O modificador protected deixará visível o atributo para todas as outras classes e subclasses que pertencem ao mesmo pacote. A principal diferença é que apenas as classes do mesmo pacote tem acesso ao membro. O pacote da subclasse não tem acesso ao membro.

Sem Modificador (Padrão): Por padrão, a linguagem Java permite acesso aos membros apenas ao pacote em que ele se encontra. 

 
Voltar a pagina anteriorVoltarSubir ao topo da páginaTopo