CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

HyperText Markup Language (HTML) - O que é XHTML?

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 15/07/2016


O XHTML, ou eXtensible Hypertext Markup Language, é uma reformulação da linguagem de marcação HTML, baseada em XML. Combina as tags de marcação HTML com regras da XML. Este processo de padronização provê a exibição de uma página Web neste formato por diversos dispositivos (televisão, palm, celular, etc), além da melhoraria da acessibilidade do conteúdo.

A principal diferença entre XHTML e HTML, é que o primeiro é XML válido, enquanto o segundo possui sintaxe própria. Ambos possuem sentido semântico.

Na época do lançamento da tecnologia, considerava-se o XHTML como sendo o sucessor do HTML. Porém, XHTML é uma recomendação separada; a W3C continua a recomendar o uso de XHTML 1.1, XHTML 1.0, e HTML 4.01 para publicação na web, assim como o HTML5.

Um exemplo simples de XHTML seria (Observando dentro das tags <html></html>):

<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8" /> <title>Dados para Cadastro</title> </head> <body> <form action=""> <fieldset> <legend>Dados para Cadastro</legend> <label for="nome">Nome:</label> <input type="text" name="nome" id="nome" /><br /> <label for="tipo">Tipo:</label> <input type="text" name="tipo" id="tipo" /><br /> <label for="data">Data:</label> <input type="text" name="data" id="data" /><br /> <input type="submit" value="enviar" /> </fieldset> </form> </body> </html>

Versões

A Recomendação XHTML original da W3C, XHTML 1.0, foi simplesmente uma reformulação do HTML 4.01 em XML. Existem três diferentes "DTDs" de XHTML 1.0, cada qual com equivalência a uma versão em HTML 4.01.

» XHTML 1.0 Strict é o mesmo que HTML 4.01 Strict, mas seguindo regras de sintaxe XML;

» XHTML 1.0 Transitional é o mesmo que HTML 4.01 Transitional, mas segue as regras de sintaxe XML. Ele suporta tudo encontrado no XHTML 1.0 Strict, mas também permite o uso de vários elementos e atributos que são julgados presencionais, para facilitar a transição de HTML 3.2 e mais recentes. Isso inclui<center>,<u>,<strike>, e <applet>;

» XHTML 1.0 Frameset: é o mesmo que HTML 4.01 Frameset, mas seguindo as regras de sintaxe XML. Ele permite a definição de um frameset HTML, uma prática comum em versões de HTML anteriores ao HTML 4.01.

Documentos XHTML válidos

Um documento XHTML que está em conformidade com uma especificação XHTML, é dito válido. Validade garante consistência no código, que por sua vez facilita o processamento, mas não necessariamente garante renderização consistente nos navegadores. 

 
Voltar a pagina anteriorVoltarSubir ao topo da páginaTopo