CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

HyperText Markup Language (HTML) - Meta tags mais importantes para SEO

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 15/07/2016


Meta Tags são comandos implementados no código de páginas HTML, entre as tags <head> e </head>, que fornecem instruções a programas externos e/ou informações como o autor da página, descrição da mesma e palavras chaves.

Algumas Meta Tags são utilizadas para passar aos sites de busca como o Google instruções sobre o título da página e uma breve descriçao a ser exibida nos resultados de busca, quais páginas devem ou não ser indexadas, dentre outras instruções.

Meta Tags são importantes recursos de comunicação entre o webmaster e os sites de busca. Para muitas pessoas, porém, SEO é apenas isso, Meta Tags. Isso está longe de ser verdade. O Google utiliza perto de 250 variáveis para determinar os resultados de busca, e as meta tags são apenas algumas delas.

Meta Tags mais importantes em SEO:

Meta Description (meta name="description")

É a Meta Description que geralmente define a descrição exibida nos resultados do Google. Descreva o conteúdo da página de uma forma a estimular o interesse das pessoas em conhecer mais sobre o conteúdo da página, para aumentar a visitação do seu site.

Meta Keywords (meta name="keywords")

Há muitos anos atrás, os algoritmos dos sites de busca tinham certa dificuldade em interpretar a relevância de sites para determinadas palavras-chave e utilizavam o conteúdo da Meta Keyword para ajudá-los a interpretar o conteúdo das páginas. Rapidamente os webmasters perceberam que bastava incluir uma infinidade de palavras nessa tag para aparecer nas buscas, mesmo para palavras não relacionadas ao conteúdo da página.

A experiência do usuário era comprometida ao ser direcionada a uma página que no final das contas não possuía o conteúdo buscado. Os sites de busca evoluiram e hoje desconsideram a meta keyword. Uma vez que a meta keyword não é exibida ao usuário em qualquer momento, seja nos resultados de busca, seja no conteúdo do site, não há de fato qualquer razão lógica para que o Google a considere como um fator de relevância.

Meta Robots (meta name="robots")

Essa Meta Tag foi criada para passar orientações aos robots dos buscadores. Cada página deve ter o seu meta robots. Veja alguns dos parâmetros que podem ser passados:

index: indexe esta página - exiba-a em seus resultados de busca;

noindex: não indexe esta página - não a exiba nos resultados de busca. Útil para páginas como de login e acesso à intranet;

follow: siga os links desta pagina para descobrir novas páginas (reveja Googlebot, robots);

nofollow: nenhum dos links desta página deve ser seguido;

nosnippet: orienta o site de busca a não exibir a descrição da página nos resultados de busca;

noodp: orienta o Google não utilizar a descrição do diretório DMOZ em seus resultados (snippet);

noarchive: instrui o Google a não exibir a versão em cache da página;

noimageindex: não indexe nenhuma imagem da página.

Para saber mais sobre técnicas de SEO, clique aqui.

Exemplos:

<meta name="description" content="O melhor site do mundo!" /> //descrição do site <meta name="keywords" content="amor, alegria, paz, prosperidade" /> //palavras-chave <meta name="author" content="Seu zé" /> //autor do site


 
Voltar a pagina anteriorVoltarSubir ao topo da páginaTopo