CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Hardware - Processadores

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 03/08/2016


A unidade central de processamento ou CPU (Central Processing Unit), também conhecido como processador, é a parte de um sistema computacional, que realiza as instruções de um programa de computador, para executar a aritmética básica, lógica, e a entrada e saída de dados.

A CPU tem papel parecido ao cérebro no computador. O termo vem sendo usado desde o início de 1960. A forma, desenho e implementação mudaram drasticamente desde os primeiros exemplos, porém o seu funcionamento fundamental permanece o mesmo.

Processadores
CPU Intel modelo Core i5

As primeiras CPUs personalizadas foram concebidas como parte de um computador maior. No entanto, este método caro de fazer CPUs personalizadas para uma determinada aplicação rumou para o desenvolvimento de processadores produzidos em massa que são feitas para um ou vários propósitos.

Esta tendência de padronização em geral começou na época de discretos minicomputadores e mainframes transistors e acelerou rapidamente com a popularização dos circuitos integrados (CI).

Os CI têm permitido processadores cada vez mais complexos para serem concebidos e fabricados em tamanhos da ordem de nanômetros. Tanto a miniaturização como a padronização dos processadores têm aumentado a presença destes dispositivos digitais na vida moderna, muito além da aplicação limitada dedicada a computadores.

Os microprocessadores modernos aparecem em tudo, desde automóveis até celulares e brinquedos para crianças.

Em máquinas grandes, CPUs podem exigir uma ou mais placas de circuito impresso. Em computadores pessoais e estações de trabalho de pequeno porte, a CPU fica em um único chip de silício chamado de microprocessador.

Desde 1970 a classe de microprocessadores de CPUs quase completamente ultrapassado todas as implementações de outra CPU. CPUs modernos são circuitos integrados de grande escala em pequenos pacotes retangulares, com vários pinos de conexão.

Uma CPU é composta, basicamente, pela grande maioria dos autores, pelos três seguintes componentes:

» Unidade lógica e aritmética (ULA ou ALU): executa operações lógicas e aritméticas;

» Unidade de controle: decodifica instruções, busca operandos, controla o ponto de execução e desvios;

» Registradores: armazenar dados para o processamento.

Alguns autores também incluem, na mesma categoria dos Registradores, a Memória cache como um dos componentes da CPU.

Os processadores mais usados atualmente são os da linha Core da Intel e os da linha Phenon da AMD.


 
Voltar a página anteriorVoltarSubir ao topo desta páginaTopo