CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Hardware - Dispositivos de armazenamento

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 03/08/2016


Para o armazenamento e acesso rápido de informação, quer seja de programas ou de dados, são usados dispositivos de armazenamento. O seu meio físico permite o armazenamento permanente de vastas quantidades de informação que não cabem na memória ou, pelo menos, que não serão necessários na atual etapa de processamento.

Dispositivos de armazenamento
Dispositivos de armazenamento

Os dispositivos de armazenamento incluem os discos magnéticos (discos rígidos, disquetes, dispositivos de salvaguarda de dados, etc) e os discos ópticos (CD-ROM, DVD, BLU-RAY, etc). Os termos armazenamento auxiliar, memória auxiliar e memória secundária, também são usados para descrever este tipo de dispositivos.

Outro tipo de memória interna são os chips de silício nos quais já estão instalados todos os comutadores. As configurações neste tipo de chips de ROM (memória somente leitura) formam os comandos, os dados ou os programas de que o computador necessita para funcionar corretamente. Os chips de RAM são como pedaços de papel nos quais se pode escrever, apagar e voltar a utilizar; os chips de ROM são como um livro, com as palavras já impressas em cada página.

Os dispositivos de armazenamento externos, que podem residir fisicamente dentro da unidade de processamento principal do computador, estão fora da placa de circuitos principal. Estes dispositivos armazenam os dados em forma de cargas sobre um meio magneticamente sensível, como por exemplo uma fita de som ou, mais comummente, sobre um disco revestido de uma fina camada de partículas metálicas.

Os dispositivos de armazenamento externo existentes são os pendrives, cartões de memória e os discos rígidos. A maioria dos grandes sistemas de informática utiliza bancos de unidades de armazenamento em fita magnética. A tecnologia de DVD-ROM, que emprega as mesmas técnicas laser utilizadas para criar os DVDs de filmes, permite capacidades de armazenamento da ordem de 4 Gigabytes de dados.

O armazenamento de informação é feito com recurso a dois itens importantes: os Dispositivos, Unidades ou Periféricos de Armazenamento e os Suportes de Armazenamento ou de Informação.

Os SSDs são dispositivos de armazenamento mais recentes e que oferecem perspectivas para a evolução do desempenho na tarefa de armazenamento de informação. Esta tecnologia também é conhecida como memórias de estado sólido ou SSDs (solid state drive) por não possuírem partes móveis, apenas circuitos eletrônicos que não precisam se movimentar para ler ou gravar informações.


 
Voltar a página anteriorVoltarSubir ao topo desta páginaTopo