CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Sistemas - OneDrive

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 03/08/2016


OneDrive

OneDrive, (antes chamado de SkyDrive) é um serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft. Com ele é possível armazenar e hospedar qualquer arquivo, usando uma Conta da Microsoft.

Também é possível definir arquivos públicos (qualquer pessoa poderá acessar a pasta definida como pública), somente amigos (apenas os amigos do usuário), usuários definidos (apenas usuários predeterminados podem acessar a pasta definida para eles/ele acessar) ou privados (somente o usuário que hospedou poderá acessar a pasta definida).

O serviço oferecia 25 GB de armazenamento até 24 de Abril de 2012, hoje apenas 15 GB e carrega arquivos de até 50 MB. A versão final foi lançada dia 21 de fevereiro de 2008. Em 27 de Janeiro de 2014, a Microsoft anunciou a mudança de nome do serviço de Skydrive para Microsoft OneDrive.

História

Em seu lançamento, o Windows Live SkyDrive, conhecido como Windows Live Folders na época, foi apresentado como uma versão beta limitada disponível para alguns testes nos Estados Unidos. Em 1 de agosto de 2007, o serviço foi ampliado para um público mais amplo. Pouco depois, em 9 de agosto de 2007 o serviço foi rebatizado Windows Live SkyDrive e disponibilizados aos testadores no Reino Unido e Índia.

A partir de 22 de maio de 2008, o Windows Live SkyDrive está disponível para 62 países e regiões. No final de 2008, a capacidade de uma conta individual SkyDrive foi atualizado a partir de 5 GB para 25 GB. No dia 20 de setembro de 2014, a capacidade de armazenamento foi aumentada para 30 GB para quem habilitar como automático o upload de suas fotos e de seus vídeos.

Windows Live SkyDrive foi atualizado para a "Wave 4", lançado em 7 de junho de 2010, e adicionou suporte para Office Web Apps bem como a integração com Windows Office Live, Oferecendo suporte de versão. Nesta atualização, devido à interrupção da Windows Live Toolbar, a capacidade de sincronizar e compartilhar links favoritos na web entre usuários via SkyDrive também foi interrompido.

OneDrive

Funcionalidades

» Tags pessoais (que trazem informações pessoais das fotos relacionadas à sua rede de contatos;

» Galeria de fotos, que dão suporte a arquivos no formato ZIP, e formatos de arquivos digitais do tipo imagem. A ferramenta tem recursos como "slide show", que exibe as fotos e imagens serem exibidas em modo "tela cheia", utilizando a tecnologia Silverlight.

Office Online

O Office Online é uma suíte on-line que compõe o OneDrive, e permite aos usuários carregar, criar, editar e compartilhar documentos de texto, planilha eletrônica, apresentações multimídia e anotações que podem ser coletas e compartilhadas em grupo.

Cada uma das funcionalidades acima é atendida por um programa específico, que faz parte do pacote on-line. A proposta é, na verdade, apresentar os tradicionais Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft Powerpoint e Microsoft One Note em sua versão on-line, sem a necessidade de instalação no computador local, porém com funcinalidades reduzidas. Podemos dizer que ele é funcional, porém sem muitos dos recursos dos aplicativos desktop.

A versão on-line recebe nome específico, para diferenciação com o pacote tradicional, a saber: Microsoft Word Web App, Microsoft Excel Web App, Microsoft Powerpoint Web App e Microsoft One Note Web App.

A ligação com a área de armazenamento do Onedrive dão uma aplicabilidade muito grande à Suíte do Windows Office, permitindo a edição e compartilhamento de documentos, sem contar a praticidade do acesso aos dados, a partir de qualquer computador conectado à rede mundial de computadores.

RSS

É possível inscrever-se RSS do conteúdo das pastas públicas. Os elementos que contêm imagens de visualização dos arquivos adicionados - ou uma miniatura de uma imagem ou um ícone representando o tipo de arquivo - e links para páginas de download de arquivos.

Fazer download como .zip

Diretórios inteiros pode ser baixado como um único arquivo zip com esse recurso. Esse recurso é encontrado no menu dropdown "Mais".

Integração ao Windows

O OneDrive possui um aplicativo para Windows 8 no qual é possível realizar a maior parte das tarefas presentes na versão Web. No Windows 8.1, o OneDrive possui uma integração ao Explorador de Arquivos (Windows Explorer), que sincroniza os arquivos salvos nas pastas locais (Documentos, Imagens, etc...) com o armazenamento na nuvem e oferece a possibilidade de utilizar os arquivos da nuvem diretamente do Explorador.

Página oficial: www.onedrive.com/


 
Voltar a página anteriorVoltarSubir ao topo desta páginaTopo