CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Programação - Frameworks

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 02/08/2016


Frameworks

Framework é uma ferramenta que auxilia os desenvolvedores no desenvolvimento de seus projetos. Traz uma série de classes e funções pré definidas que servem para um padrão amplo no desenvolvimento de aplicativos, sistemas e interfaces.

O Framework faz todo o trabalho pesado que você teria que fazer e traz pronto tudo que você necessita, sem a necessidade de ficar repetindo códigos, bastando apenas utilizar os recursos nativos que cada Framework proporciona.

No entanto o uso de Frameworks não é aconselhável para quem está começando a programar. É recomendado que se domine a linguagem de programação utilizada pelo Framework antes de usar o mesmo, pois assim será mais fácil customizar códigos gerados pela ferramenta.

Frameworks

Frameworks são importantes e devem ser utilizados, mas com cautela.

Frameworks PHP

Cake PHP

Simplicidade é a melhor definição deste framework. É excelente para desenvolver aplicativos rápidos, além de muito simples e fácil de utilizar. A única dificuldade é que seu suporte não é tão amplo.

Site oficial: cakephp.org

CodeIgniter PHP

Ótimo para sites de hospedagem compartilhada. Com funções e soluções simples, permite ajuda imediata, de acordo com sua escolha. Sua extensa biblioteca de suporte contém tutoriais em vídeos, fontes de pesquisas excelentes e fóruns de apoio.

Site oficial: codeigniter.com

Yii PHP

Esse é um dos frameworks mais funcionais quando o assunto é desenvolvimento de aplicações Web 2.0. O sistema tem quase todas as características essenciais que precisamos no desenvolvimento de aplicações. Seu alto desempenho permite o desenvolvimento de aplicações baseado em grande escala web.

Site oficial: www.yiiframework.com

Frameworks JavaScript

jQuery

O jQuery é um excelente framework pois é leve e rápido, podendo ser criadas animações, manipulações de eventos, entre outros recursos. O Ajax também é uma API muito fácil de usar e que é compatível com a grande parte dos navegadores. Muito utilizado por grandes empresas e projetos como Wordpress, Wikipédia, etc.

Site oficial: jquery.com

Javascript MVC

O JavaScriptMVC é um framework para o lado do cliente(cliente-side) no desenvolvimento em Javascript. É uma das melhores maneiras de se criar com qualidade aplicações de fácil manutenção em um espaço de tempo muito curto. Framework com muitos recursos de suporte para geração de códigos, testes e gerenciamento de dependências.

Site oficial: javascriptmvc.com

Dojo

Dojo Toolkit é uma biblioteca Javascript que traz muito mais produtividade ao desenvolvimento de aplicações. Características:

» Código aberto;
» Modular;
» Sintaxe simplificada;
» Funções para chamadas AJAX;
» Componentes gráficos;
» Efeitos visuais;
» Validações.

Site oficial: dojotoolkit.org

Frameworks Java

Hibernate (Persistência de Dados) - conhecido framework de persistência de dados, que usa conceitos de banco de dados, além do mapeamento objeto-relacional (classes Java para tabelas de databases).

JUnit (testes) - talvez o mais usado framework Java, incluído em IDEs free ou comerciais. Para testes unitários em geral.

Struts (J2EE) - um dos frameworks mais usados em ambientes corporativos para construção de aplicações web. Usa o modelo MVC e caracterizado por uma camada de controle com uso de J2EE e XML.

Existe também o .NET Framework, que é uma iniciativa da empresa Microsoft, que visa uma plataforma única para desenvolvimento e execução de sistemas e aplicações. Todo e qualquer código gerado para .NET pode ser executado em qualquer dispositivo que possua um framework de tal plataforma.

O .NET Framework consiste basicamente em dois componentes principais, ou seja, ela é executada sobre uma Common Language Runtime - CLR (Ambiente de Execução Independente de Linguagem) interagindo com um Framework Class Library - FCL (Conjunto de Bibliotecas Unificadas).

Esta CLR é capaz de executar, atualmente, mais de 33 diferentes linguagens de programação, interagindo entre si como se fossem uma única linguagem. Essas linguagens são C#, C++, COBOL, Fortran, Java, JavaScript, Delphi, Pascal, Perl, Python, Ruby, Visual Basic entre outras.


 
Voltar a página anteriorVoltarSubir ao topo desta páginaTopo