CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Programação - Dojo

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 02/08/2016


Dojo

Dojo Toolkit é uma biblioteca em JavaScript, de código fonte aberto, projetado para facilitar o rápido desenvolvimento de interfaces ricas.

Como todo framework, no Dojo você também encontra soluções para os problemas mais comuns em JavaScript, como: manipuladores de DOM, requisições AJAX, animações, detecção de comportamentos cross-plataform, execução de tarefas assíncronas, manipuladores JSON, entre outros.

Além destas funções, o Dojo também possui uma ampla gama de widgets para criar o que nós chamamos de web rica. Dentre estes widgets você vai encontrar caixas para datas, caixas para valores monetários, caixas de diálogos, barras de progresso e muito mais.

O Dojo Toolkit também oferece suporte completo às plataformas Mobile.

O Dojo Toolkit é uma biblioteca Javascript que traz muito mais produtividade ao desenvolvimento de nossas aplicações. Veja algumas características da mesma:

» Código aberto;

» Modular;

» Sintaxe simplificada;

» Funções para chamadas AJAX;

» Componentes gráficos;

» Efeitos visuais;

» Validações.

Esses recursos podem nos proporcionar um código mais legível e com muito menos linhas.

Dojo VS jQuery

É impossível não fazermos uma comparação com a biblioteca jQuery. Nesse contexto podemos dizer que o Dojo ToolKit é menos extensível do que a outra, porém, seu escopo é muito maior, enquanto o jQuery é mais leve para o navegador, sendo que não podemos esquecer dos inúmeros plugins para jQuery que existem tornando esta tão completa quanto o Dojo Toolkit.

É importante resaltar também que o Dojo é modular, ou seja, podemos carregar apenas os componentes que formos utilizar. Portanto, podemos dizer que a escolha de qual usar depende do projeto em que será aplicado.

Site oficial: https://dojotoolkit.org/

Fontes: http://stavarengo.com, http://www.devmedia.com.br


 
Voltar a página anteriorVoltarSubir ao topo desta páginaTopo