CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Programação - Bootstrap

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 03/08/2016


Bootstrap

Bootstrap é um framework front-end que facilita a vida dos desenvolvedores web a criar sites com tecnologia mobile (responsivo) sem ter que digitar uma linha de CSS para "fazer e acontecer". Não é a toa que o termo "Bootstrap" em inglês significa "inicialização", algo que possui um ponto de partida.

Além disso, o Bootstrap possui uma diversidade de componentes (plugins) em JavaScript (jQuery) que auxiliam o designer a implementar: tooltip, menu-dropdown, modal, carousel, slideshow, entre outros sem a menor dificuldade, apenas acrescentando algumas configurações no código, sem a necessidade de criar scripts e mais scripts.

Caso o web designer fosse implementar um componente de tooltip em seu layout, seria necessário:

» Encontrar um plugin que tenha esse comportamento;
» Acrescentar o script ao HTML;
» Inicializar o plugin através de script;
» Por fim, criar uma estrutura baseada no plugin.

Com o Bootstrap, basta apenas inicializar o script e adicionar algumas configurações no código, como:

‹a href="#" title="Título tooltip" data-toggle="tooltip">Link com Tooltip‹/a›
 ‹script›
 $(function(){
 $('[data-toggle="tooltip"]').tooltip();
 })
 ‹/script›

O objetivo principal e lógico do Bootstrap é consumir o menor tempo possível no desenvolvimento de um website, seja ele uma página simples estática ou um grande portal dinâmico.

Características

» Possui uma interface amigável e moderna;
» Atualmente possui uma grande diversidade de temas;
» Grande quantidade de plugins adaptados ou desenvolvidos para o framework;
» Integração com qualquer linguagem de programação;
» Sistema responsivo;
» Um dos frameworks mais utilizados no desenvolvimento de portais e sistemas do mundo;
» Guia de aplicação;
» Download facilitado e totalmente grátis.

História do Bootstrip

Em 2011, o Bootstrap foi criado como uma solução interna para resolver inconsistências de desenvolvimento dentro da equipe de engenharia do Twitter. Basicamente, não havia uma definição de estrutura de código na forma escolhida pelos engenheiros do Twitter para desenvolver a plataforma.

O desenvolvimento e a engenharia da web são um trabalho especializado (muitos diriam que são uma arte), e cada engenheiro tem a sua própria maneira de codificar. Isso funciona em alguns casos, mas quando há vários engenheiros trabalhando no mesmo projeto com abordagens de codificação ligeiramente diferentes, as inconsistências são inevitáveis.

Com o tempo, as inconsistências de engenharia da web podem se transformar em problemas de codificação sérios que criam incerteza e aumentam o tempo de manutenção. O Bootstrap foi uma ferramenta desenvolvida originalmente por Mark Otto e Jacob Thorton, então engenheiros do Twitter, como uma tentativa de incentivar o uso de uma única estrutura pela equipe de engenharia do Twitter, reduzindo essas inconsistências.

A iniciativa do Bootstrap certamente foi bem-sucedida no Twitter, permitindo que toda a equipe trabalhasse com maior rapidez e eficiência e menos inconsistências.

Embora inicialmente uma solução interna no Twitter, Mark e Jacob rapidamente perceberam que tinham descoberto algum muito maior. Em agosto de 2011, a estrutura Bootstrap foi lançada como um projeto de software livre no Github.

Em alguns meses, milhares de desenvolvedores de todo o mundo contribuíram com o código e o Bootstrap se tornou o projeto de desenvolvimento de software livre mais ativo do mundo. Desde então, tornou-se cada vez mais conhecido e se transformou na "estrutura front-end mais popular para o desenvolvimento inicial de projetos móveis com capacidade de resposta na web".

Simplificando, o Bootstrap é uma coleção de vários elementos e funções personalizáveis para projetos da web, empacotados previamente em uma única ferramenta.

Ao projetar um site com o Bootstrap, os desenvolvedores podem escolher quais elementos querem usar. E, o mais importante, podem ter a certeza de que os elementos escolhidos não conflitarão entre si. É como um quebra-cabeças, exceto que cada peça se encaixa perfeitamente com as outras, quaisquer que sejam as peças escolhidas.

Esses elementos personalizáveis contidos no Bootstrap são uma combinação de HTML, CSS e JavaScript. Graças ao maravilhoso conceito do software livre, o Bootstrap é aprimorado continuamente. Ele tem diversas funções incríveis, como 100% de capacidade de resposta móvel e várias opções de plug-in jQuery com muitos recursos.

Em agosto de 2013, dois anos após a versão original, o Bootstrap 3 foi lançado. Essa última versão tem um novo design, melhor tratamento de erros, opções de personalização aprimoradas e muitos outros benefícios que fazem a alegria dos desenvolvedores.

Para maiores detalhes e download acesse o site oficial: getbootstrap.com/.


 
Voltar a página anteriorVoltarSubir ao topo desta páginaTopo