CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Programação - jQuery

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 02/08/2016


jQuery

jQuery é uma biblioteca JavaScript cross-browser desenvolvida para simplificar os scripts client side que interagem com o HTML. Ela foi lançada em dezembro de 2006 no BarCamp de Nova York por John Resig. Usada por cerca de 77% dos 10 mil sites mais visitados do mundo, jQuery é a mais popular das bibliotecas JavaScript.

jQuery é uma biblioteca de código aberto e possui licença dual, fazendo uso da Licença MIT ou da GNU General Public License versão 2. A sintaxe do jQuery foi desenvolvida para tornar mais simples a navegação do documento HTML, a seleção de elementos DOM, criar animações, manipular eventos e desenvolver aplicações AJAX.

A biblioteca também oferece a possibilidade de criação de plugins sobre ela. Fazendo uso de tais facilidades, os desenvolvedores podem criar camadas de abstração para interações de mais baixo nível, simplificando o desenvolvimento de aplicações web dinâmicas de grande complexidade.

A Microsoft e a Nokia anunciaram planos de incluir o jQuery em suas plataformas, a Microsoft adotando-a inicialmente no Visual Studio para uso com o framework AJAX do ASP.NET, e a Nokia na sua plataforma Web Run-Time de widgets. A biblioteca jQuery também tem sido usada no MediaWiki desde a versão 1.16.

Funcionalidades

Principais funcionalidades do jQuery:

» Resolução da incompatibilidade entre os navegadores;

» Redução de código;

» Reutilização do código através de plugins;

» Utilização de uma vasta quantidade de plugins criados por outros desenvolvedores;

» Trabalha com AJAX e DOM;

» Implementação segura de recursos do CSS1, CSS2 e CSS3.

Qualquer editor de código suporta jQuery, sendo necessário fazer download da respectiva classe em: jQuery.com como por exemplo esta: http://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.11.1/jquery.min.js.

Uma das maiores novidades relaciona-se com a resolução da incompatibilidade entre browser's, especialmente com o IE (Internet Explorer) versão menor que 9.

Exemplo de código:

Um código em Javascript puro, para atribuir o valor "5" em um elemento qualquer:

document.getElementById( 'Teste' ).value = 5;

O mesmo código em jQuery:

$( '#Teste' ).val( 5 );

Site oficial: https://jquery.com/


 
Voltar a página anteriorVoltarSubir ao topo desta páginaTopo