CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Programação - AJAX

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 02/08/2016


Ajax
AJAX (acrônimo em língua inglesa de Asynchronous Javascript and XML, em português "Javascript Assíncrono e XML") é o uso metodológico de tecnologias como Javascript e XML, providas por navegadores, para tornar páginas Web mais interativas com o usuário, utilizando-se de solicitações assíncronas de informações.

Foi inicialmente desenvolvida pelo estudioso Jessé James Garret e mais tarde por diversas associações. Apesar do nome, a utilização de XML não é obrigatória (JSON é frequentemente utilizado) e as solicitações também não necessitam ser assíncronas.

AJAX é carregar e renderizar uma página, utilizando recursos de scripts rodando pelo lado cliente, buscando e carregando dados em background sem a necessidade de reload da página.

AJAX não é uma tecnologia, mas sim um conjunto de tecnologias. O conceito de AJAX se resume em conhecer bem JavaScript, trabalhando com DOM (Document Object Model), CSS (Cascading Style Sheets) e XML.

O AJAX incorpora em seu modelo:

- Apresentação baseada em padrões, usando XHTML e CSS;

- Exposição e interação dinâmica usando o DOM;

- Intercâmbio e manipulação de dados usando XML e XSLT;

- Recuperação assíncrona de dados usando o objeto XMLHttpRequest;

- JavaScript unindo todas elas em conjunto.

O modelo clássico de aplicação Web trabalha assim: A maioria das ações do usuário na interface dispara uma solicitação HTTP para o servidor web. O servidor processa algo — recuperando dados, manipulando números, conversando com vários sistemas legados — e então retorna uma página HTML para o cliente. É um modelo adaptado do uso original da Web como um agente de hipertexto.

A maior vantagem das aplicações AJAX é que elas rodam no próprio navegador web. Então, para estar hábil a executar aplicações AJAX, bastar possuir algum dos navegadores modernos, ou seja, lançados após 2001. São eles: Mozilla Firefox, Internet Explorer 5+, Chrome, Opera, Konqueror e Safari.

Para entender melhor...

O conceito "tradicional" da web é de: o usuário digita um endereço, recebe uma página que contém formulário, imagens, links, etc...Se, por exemplo, um usuário efetua uma busca, ele digita algo no formulário buscar, pressiona o botão "OK", o navegador envia requisição para o servidor, que processa um script PHP, e devolve ao navegador uma nova página que é totalmente aberta "do zero" no navegador do usuário. Requisição concluída.

Agora imagina uma Web funcionando como um software, em que ao mesmo tempo em que você vai fornecendo dados, as informações vão sendo exibidas e executadas de acordo com o que é fornecido, tudo em tempo real.

Outro exemplo: um formulário de cadastro numa loja virtual, em que você digita seu CEP e, ao terminar de digitar, o campo Endereço, Cidade e Estado são preenchidos automaticamente sem qualquer tipo de refresh na página. Ou como no exemplo da "web tradicional", um sistema de busca: ao mesmo tempo em que você vai digitando, os resultados vão sendo exibidos, sem qualquer tipo de refresh.


 
Voltar a página anteriorVoltarSubir ao topo desta páginaTopo