CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

Programação - Joomla!

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 03/08/2016


Joomla!
Joomla! (pronuncia-se djumla) é um dos principais sistemas de gestão de conteúdo da atualidade (Content Management System - CMS).

A separação entre design, programação e conteúdo permite uma grande flexibilidade na produção de sites com design extremamente customizados. Além disso, existem milhares de templates prontos que agilizam o processo de criação de sites com rapidez e menor investimento.

O Joomla! é utilizado para o desenvolvimento de lojas virtuais, blogs, revistas online, portais de conteúdo, jornais, catálogos de produtos/serviços e diversos outros formatos de conteúdo. Isso é possível devido à grande diversidade de extensões - 10.071 mil - que permitem agregar novas funcionalidades com rapidez e eficiência.

Possui versões em 64 idiomas e 2,8% dos sites da internet utilizam o Joomla!. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor Web Apache ou IIS e base de dados MySQL.

É um projeto de código aberto (licença GNU/GPL) e a sua última versão estável é a 3.4.3 (em 01 de Julho de 2015); a sua última versão legada é a 1.5.26. O Joomla! recebeu em 2011 o prêmio de melhor CMS Open Source.

História

Trata-se do resultado da separação entre a equipe de desenvolvedores do Mambo e a empresa Miro, detentora dos direitos sobre o Mambo. A separação teve lugar uma vez que a Miro transferiu o controle do Mambo para uma fundação - a Mambo Foundation - onde os desenvolvedores teriam apenas uma participação passiva e pouco representativa.

Esses desenvolvedores, preocupados com a integridade do projeto e com o futuro dos utilizadores, não aceitaram a transferência e, em 2005, criaram o "Joomla 1.0", também "open source", a partir do código-fonte do Mambo 4.5.2.

Vantagens

O Joomla, como outros CMS, ajuda a resolver um problema muito comum, porém que foi complexo durante muito tempo, a necessidade de investir um custo alto em pessoas capacitadas para construir e gerenciar um site ou portal.

Joomla!

No intuito de acabar com esse problema, foram criados CMS (Content Management Systems ou Sistemas Gerenciadores de Conteúdo), como o Joomla, que visam facilitar a construção de sites de forma rápida e eficiente e gerar menos custos. Auxilia na publicação e administração de um conteúdo na web, facilitando até mesmo para quem não é perito nessa área.

O usuário não precisará prever características básicas para o site, como login de usuários, criação, edição e publicação de conteúdo, publicação de "banners" de propaganda, pois esses recursos já estão pré-programados e prontos para serem utilizados.

O Joomla conta com extensões que não estão em sua instalação básica, mas que podem ser adquiridos através de download dos módulos e componentes que aumentam sua funcionalidade. Resumidamente, o Joomla é um "esqueleto" de website pré-programado e com recursos básicos, com fácil manutenção e administração via web.

Como afirma Sady Jacques, o embaixador da Associação Software Livre.Org: "O software livre é fundamental neste contexto de mudança de visão, ele traz o compartilhamento e colaboração como filosofia".

Para o usuário iniciante existem diversas comunidades locais de Joomla! onde pode ser conseguida ajuda no seu processo de aprendizado e mesmo na construção de projetos profissionais.

Características principais

» Código aberto (Licença GPL);

» Sistema simples de fluxo de aprovação;

» Arquivamento para conteúdo não utilizados (Lixeira);

» Gerenciamento de banners;

» Sistema de publicação para o conteúdo;

» Sumário de conteúdo no formato RSS;

» Busca otimizada (qualquer palavra registrada);

» Frontend já traduzido em várias línguas;

» Fácil instalação para novos templates, módulos e componentes;

» Hierarquia para grupos de usuários;

» Estatísticas básicas de visitantes (existem módulos mais complexos que podem ser adicionados);

» Editor de conteúdo WYSIWYG;

» Sistema de enquete simples (com acompanhamento de resultado em tempo real);

» Sistemas de índices de avaliação;

» Extensões livres em diversos sites (Módulos, Componentes, Templates, Traduções).

» Compatibilidade com versão anterior.

Para maiores detalhes e download acesse o site oficial: https://www.joomla.com//.


 
Voltar a página anteriorVoltarSubir ao topo desta páginaTopo