CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

C# - Criação de diretório e subdiretórios, e cópia de arquivos

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 20/06/2016


O uso de arquivos externos, bem como sua organização em diretórios, é uma função bem útil quando precisamos ler ou gravar informações em nossas aplicações.

Em alguns casos, em nossa aplicação, será necessário criar arquivos para armazenar informações e, também, criar diretórios para melhor organizar esses arquivos. É aí que entram os conceitos de manipulação de arquivos e pastas.

O código abaixo mostra como criar diretórios e subdiretórios, recuperar o caminho deles (path) e copiar arquivos para esses locais. Também é mostrado como manipular o componente "OpenFileDialog".

Veja:

using System.IO; ... string dirCodigo = tbCodigo.Text; //nome do diretório principal //cria diretório principal em C: System.IO.Directory.CreateDirectory("C:\" + dirCodigo); //pega o diretório principal DirectoryInfo dir = new DirectoryInfo("C:\" + dirCodigo); //cria os subdiretórios dentro do diretório principal DirectoryInfo sub1 = dir.CreateSubdirectory("subdir1"); DirectoryInfo sub2 = dir.CreateSubdirectory("subdir2"); DirectoryInfo sub3 = dir.CreateSubdirectory("subdir3"); Cópia de arquivos para diretórios: //pega o nome do arquivo com o OpenFileDialog (ofd1) string nomeDoArquivo = System.IO.Path.GetFileName(ofd1.FileName); //mostra o nome do arquivo no TextBox string arquivo = tbArquivo.Text; //copia o arquivo para a pasta criada FileInfo fi = new FileInfo(arquivo); //caminho e nome do arquivo a ser copiado fi.CopyTo("C:\\diretorio\\" + nomeDoArquivo);


 
Voltar a pagina anteriorVoltarSubir ao topo da páginaTopo