CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

C# - Namespaces

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 19/05/2016


Namespaces é um mecanismo que permite o uso de identificadores com o mesmo nome, sem conflitos. Os identificadores podem se referir a estruturas, métodos, classes etc.

Em várias linguagens de programação, um espaço de nomes é um contexto para identificadores. Um espaço de nomes não pode possuir duas funções ou variáveis com o mesmo nome. No entanto, é permitido em linguagens de programação abrir espaços de nomes dentro de outros espaços de nomes, formando uma árvore de espaços de nomes.

A raiz da árvore é conhecida como o espaço de nomes global, que é visível para todos os outros espaços de um programa de computador. Esse recurso é usado para organizar projetos de programas de computador de forma modular.

Ele também é usado para evitar uma colisão de nomes: quando utilizam-se duas bibliotecas de rotinas distintas em um mesmo projeto, pode acontecer de uma mesma função estar declarada em ambas. Sem o uso de espaço de nomes, as bibliotecas não podem ser usadas ao mesmo tempo (em um mesmo módulo).

Veja:

using System; using System.Collections.Generic; using System.Linq; using System.Text; ... //Namespace Teste1 namespace Teste1 { class Calcular { public int Soma(int num) { return num + 2; } } } //Namespace Teste2 namespace Teste2 { class Calcular { public int Soma(int num) { return num + 3; } } } namespace Namespaces { class Program { static void Main(string[] args) { //objeto da classe Calcular do namespace Teste1 Teste1.Calcular obj1 = new Teste1.Calcular(); Console.WriteLine("O resultado da soma do Namespace Teste1 é " + obj1.Soma(1)); //objeto da classe Calcular do namespace Teste2 Teste2.Calcular obj2 = new Teste2.Calcular(); Console.WriteLine("O resultado da soma do Namespace Teste1 é " + obj2.Soma(1)); Console.ReadLine(); } } }


 
Voltar a pagina anteriorVoltarSubir ao topo da páginaTopo