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C# - Interfaces e delegates

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 19/05/2016


Uma interface, no paradigma da orientação a objetos, é um tipo de classe que contém apenas as assinaturas de métodos, propriedades, eventos e indexadores. A implementação dos membros é feita por uma classe concreta ou struct que implementa a interface.

Na linguagem C# a sintaxe usada para indicar a utilização de uma interface é colocar dois pontos após o nome da classe concreta que vai implementar a interface seguido do nome da interface.

Veja:

public interface ClassInterf //declaração da interface { int adic(int n1, int n2); //métodos não implementados da interface float div(float n3, float n4); } //a classe Principal implementa a interface ClassInterf class Principal: ClassInterf { public int adic(int n1, int n2) //métodos implementados { return n1 + n2; } public float div(float n3, float n4) { return n3 / n4; } } Delegates é um objeto que pode referenciar um método, isto é, pode conter o endereço de memória do entry point deste método e assim chamá-lo. Delegates é um tipo de referência que pode ser usado para encapsular um nomeada ou um método anônimo. Delegates são semelhantes aos ponteiros de função em C++; entretanto, delegates são fortemente tipados e seguros: delegate int Operac(int n1, int n2); //declaração da delegate class Principal { static int soma(int n1, int n2) { return n1 + n2; } public static void main() { Console.Clear(); //cria um delegate - atribui a referência (endereço) ao método soma() Operac ref = new Operac(soma); //Operac ref1 = soma; // também pode ser assim int resultado; resultado = ref(5, 7); //o delegate chama o método soma() Console.WriteLine("Soma: " + resultado); Console.ReadLine(); } }


 
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