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C# - Uso de DLLs

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 19/05/2016


Dynamic-link library (biblioteca de vínculo dinâmico) ou DLL, é a implementação feita pela Microsoft para o conceito de bibliotecas compartilhadas nos sistemas operacionais Microsoft Windows e OS/2. Essas bibliotecas geralmente tem as extensões DLL, OCX (para bibliotecas que contêm controles ActiveX), ou DRV (para drivers de sistema legados).

Dynamic Linking Library (DLL) é uma rotina executável carregada por um programa em tempo de execução. O programa que carrega a DLL é denominado cliente (programa-cliente).

Abaixo será criado um arquivo DLL e o programa cliente que usará o método "SomaInt" contido na DLL.

Veja:

namespace WDLLCliente { // O uso da diretiva WDLL permite o uso do nome da classe da DLL sem qualificação para referenciar o seu método: soma = Class1.SomaInt(num1, num2); /* Sem o namespace WDLL, o comando seria: soma = WDLL.Class1.SomaInt(num1, num2); */ using WDLL; public partial class Form1 : Form { public Form1() { InitializeComponent(); } private void button1_Click(object sender, EventArgs e) { bool res1, res2; int num1 = 0, num2 = 0, soma = 0; /* O comando "out" faz com que a variável num1 seja passada por referência, ou seja, ela será modificada dentro do método TryParse, e essa modificação afetará a variável original: num1 res1 = Int32.TryParse(textBox1.Text, out num1); res2 = Int32.TryParse(textBox2.Text, out num2); if (res1 == true && res2 == true) { soma = Class1.SomaInt(num1, num2); textBox3.Text = soma.ToString(); } } } }


 
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