CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

C# - Classes

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 19/05/2016


Uma classe é uma construção que permite que você crie seus próprios tipos personalizados, agrupando variáveis de outros tipos, métodos e eventos.

Uma classe é como um modelo; define os dados e comportamento de um tipo.

Se a classe não é declarada como estática (STATIC), o código do cliente pode ser usado por meio da criação de objetos de ou de instâncias de que são atribuídas a uma variável.

A variável permanece na memória até que todas as referências a ela saiam de escopo.

Representação de uma classe class carro { public string Cmarca; public string Cmodelo; public string Cexibe; { Console.WriteLine("Marca: " + Cmarca); Console.WriteLine("Marca: " + Cmodelo); Console.ReadLine(); } }

As classes possuem modificadores de acesso, de modo a evitar que classes tenham acesso a um código que não tenha a ver com a sua lógica.

Imagine a classe Corpo, que possui massa, volume e consequentemente densidade. Se alterarmos a massa de um corpo sem alterarmos a densidade, criamos uma inconsistência dentro da classe. Logo esse é um caso em que não podemos permitir livre acesso a esses campos.

Tipos de classes

public: permite acesso a qualquer código externo a classe;

protected: permite acesso às classes filhas, mas proíbe a qualquer outro acesso externo;

private: proíbe qualquer acesso externo à própria classe, inclusive das classes filhas.

Representação de uma classe privada class carro { public int ProdCod; public string ProdNome; public float ProdPreco; public int ProdQtd; }


 
Voltar a pagina anteriorVoltarSubir ao topo da páginaTopo