CriandoBits
Identifique-se Entrar Esqueceu a senha? Esqueci minha senha

C/C++ - Membros protegidos

Por Benedito Silva Júnior - publicado em 20/06/2016


Os membros de uma classe podem ser sinalizados como inacessíveis de fora da classe, com a palavra-chave "protected" (protegido).

Isso se opõe diretamente à palavra-chave "public" (público), a qual designa aqueles membros acessíveis a todas as funções.

Os membros públicos de uma classe formam a interface da classe (pense no teclado à frente do forno de micro-ondas), enquanto os membros protegidos formam os trabalhos internos.

Exemplo:

class Student { protected: // membros protegidos double dGrade; int sSemesterHours; public: // membros públicos void init() { dGrade = 0.0; nSemesterHours = 0; } double getGrade() // retorna a grade atual { return dGrade; } int getHours() // retorna as horas { return nSemesterHours; } ... }

Uma função de acesso a membros protegidos é chamada de "getters function" (função de obtenção) e uma função de ajuste de valor é chamada de "setter function" (função de ajuste).

Para dar a uma função não membro o acesso aos membros protegidos de uma classe é necessário declarar essa função como amiga. Declarar uma função para ser uma amiga significa que você não precisa expor o membro protegido a todo mundo declarando-a pública.

A declaração amiga consiste da palavra-chave "friend" seguida por uma declaração protótipo:

friend void initialize(Student *);


 
Voltar a pagina anteriorVoltarSubir ao topo da páginaTopo